Buenas gauchada, estivemos campeando um pouco da história desse excelente Cantor, instrumentista e compositor e estamos largando pra vocês.
 
Ademar Silva


Ademar Marques Rataiesky

15/11/1943 São Lourenço do Sul/RS.

Apresentou-se em festas gaúchas e tocou com Teixeirinha no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Em 1961 gravou pela Philips "Gaúcho forasteiro", de sua autoria e Leopoldo e "Oito de maio", parceria com Pinheiro. No ano seguinte, lançou pela mesma gravadora, "O amor que eu sonhei" e "Homenagem ao papai", parcerias com Leopoldo. Em 1963 gravou pela RCA as toadas "Leva eu, sodade", de Tito Neto e Alventino Cavalcânti e "Chuva do bem", de Demóstenez Gonzales.


Em 1968, lançou "Rei dos pampas", composição de Raul Torres. Gravou também "Vida triste", de Piraci e Lourival dos Santos. Apresentou-se em emissoras de rádio e de TV, circos, boates e teatros de diversos estados do Brasil. Em 1975, gravou um LP pela Tropicana. Destacaram-se naquele LP, "Saudades de Porto Alegre", de Roberto Stanganelli e Paraguassu, "Felicidade", de Lupicínio Rodrigues, "Velhas cartas", de Tonico, Tinoco e Zé Paioça e "Sortes iguais", de sua autoria. Entre 1975 e 1982, gravou quatro LPs pela Chantecler. Gravou, ainda, diversos discos pelas gravadoras PolyGram, Continental e Solo Livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário